Senado participa de projeto global que facilita acesso a arquivos fotográficos públicos

Notícia postada em 10/02/2015 17:14

Com objetivo de tornar facilmente acessíveis as fotos que formam o arquivo fotográfico histórico do Senado, a instituição passou a integrar o projeto The Commons, criado pelo site de compartilhamento de imagens Flickr.

O Senado Federal é a primeira instituição da América Latina a se unir ao projeto, que alcançou em janeiro de 2015 o número de 100 instituições associadas. Entre elas estão Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, Biblioteca Nacional da Suécia, Agência Espacial Nasa e Universidade de Harvard, além de instituições de diversos países como Canadá, Austrália, Estônia e Dinamarca.

O The Commons foi criado em 16 de janeiro de 2008, quando foi lançado um projeto piloto em parceria com a Biblioteca do Congresso americano.

O objetivo do The Commons é facilitar o acesso a coleções fotográficas de propriedade pública e, ao mesmo tempo, permitir que o público geral contribua com informações e conhecimento sobre as imagens disponibilizadas.

Todas as imagens publicadas nas contas vinculadas ao The Commons estão sob a licença “sem restrições de direitos autorais conhecidas”. São imagens que fazem parte do acervo das instituições, mas que nem sempre possuem créditos, datas ou outras informações para identificação. Com a licença padrão no The Commons, as imagens estão disponíveis para visualização do público, mas a instituição que as publicam não fornecem garantia expressa de uso a terceiros que desejam republicar as fotografias.

As fotos mais recentes produzidas pela Agência Senado estão disponíveis em outra conta do Flickr que já possui mais de 40 mil imagens, todas disponíveis para uso sob a licença Creative Commons.

Foto: Reprodução - Agência Senado

Fonte: Agência Senado

Comente esta notícia