Seleção Brasileira sub-20 de futebol inicia preparação

Notícia postada em 16/01/2015 09:25

O Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol chega à sua 27ª edição com dez equipes em busca do título que vai coroar os jovens mais promissores do continente.

O torneio também vale vaga para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Pan-Americano de Toronto 2015 e o Campeonato Mundial Fifa da categoria na Nova Zelândia. 

Divididas em dois grupos, com jogos em três cidades do Uruguai (Montevidéu, Colonia e Maldonado), as seleções sul-americanas se enfrentam dentro das chaves, no sistema todos contra todos.

Os três primeiros de cada lado classificam-se para a fase final. Nessa etapa, os seis times jogam entre si e aquele que melhor pontuar se sagra campeão.

O primeiro colocado no torneio garante uma vaga nos Jogos Rio 2016. Como o Brasil já está classificado para os Jogos Olímpicos por ser sede do torneio, a vaga ficará com o segundo colocado, caso a Seleção Brasileira seja a campeã. 

O segundo colocado do torneio disputará uma repescagem contra um representante da Concacaf para definir a classificação aos Jogos Rio 2016.

Além disso, os quatro primeiros colocados no Sul-Americano Sub-20 vão garantir vaga para o Campeonato Mundial Fifa Sub-20 na Nova Zelândia, que será disputado em junho deste ano. As equipes que ficarem classificadas entre o terceiro e o sexto lugares vão se classificar para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.

O Brasil caiu no Grupo B, ao lado de Chile, Colômbia, Venezuela e do anfitrião Uruguai. A estreia da seleção comandada pelo técnico Alexandre Gallo será nesta quinta-feira (15), às 20h, diante do Chile.

Maior vencedor da história do torneio, o Brasil busca seu 12º título. O Uruguai soma sete troféus e a Argentina tem quatro. Nesta edição, os argentinos caíram no Grupo A, ao lado de Paraguai, Equador, Bolívia e Peru. A abertura do torneio, na quarta-feira (14), contou com duas goleadas: Argentina 5 x 2 Equador e Paraguai 4 x 2 Bolívia. 

Além do Brasil, o Uruguai também joga nesta quinta-feira. Os anfitriões vão enfrentar a Colômbia a partir das 22h10. O Sul-Americano Sub-20 será realizado até o dia 7 de fevereiro.

O técnico da Seleção Brasileira Sub-20, Alexandre Gallo, vai utilizar o torneio para começar a preparar o time brasileiro para os Jogos Olímpicos de 2016. A intenção também é apagar a má impressão deixada na última edição do torneio, em 2013, quando o Brasil foi eliminado na primeira fase. 

Após realizar o último treino antes do primeiro jogo, o treinador definiu a equipe titular para a partida contra os chilenos com: Marcos (Fluminense); Auro (São Paulo), Marlon (Fluminense), Eduardo (Internacional) e Caju (Santos); Thiago Maia (Santos), Gerson (Fluminense) e Nathan (Atlético-PR); Marcos Guilherme (Atlético-PR), Thalles (Vasco) e Kenedy (Fluminense). 

A partida diante do Chile será no Estádio Domingo Burgueno Miguel, na cidade de Maldonado. Com capacidade para 25 mil pessoas, o estádio receberá nessa primeira fase os jogos do Grupo B.

O árbitro que vai apitar a estreia do Brasil será o paraguaio Enrique Caceres, do quadro da Fifa. Ele será auxiliado pelo também paraguaio Milciades Saldivar e pelo boliviano Wilson Arellano. 

Depois de enfrentar o Chile, o Brasil volta a campo no sábado (17), às 22h10, para enfrentar os uruguaios. Na segunda-feira (19), os brasileiros terão pela frente a seleção da Venezuela, em jogo marcado para as 22h10. A Seleção Brasileira encerra a primeira fase no dia 23, contra a Colômbia, em partida marcada para começar às 20h. 

Confira os 23 convocados do Brasil e a a tabela do o torneio:

  • Goleiros: Marcos Felipe (Fluminense); Georgemy (Cruzeiro); Lucas Perri (São Paulo);
  • Laterais: João Pedro (Palmeiras); Caju (Santos); Auro (São Paulo); Lorran (Vasco); 
  • Zagueiros: Eduardo (Internacional); Marlon (Fluminense); Nathan Cardoso (Palmeiras); Leo Pereira (Atlético-PR); 
  • Volantes: Walace (Grêmio); Lucas Evangelista (Udinese); Thiago Maia (Santos); Eduardo Henrique (Atlético-MG);
  • Meias: Nathan (Atlético-PR); Gerson (Fluminense); 
  • Atacantes: Gabriel (Santos); Thalles (Vasco); Marcos Guilherme (Atlético-PR); Kenedy (Fluminense); Yuri Mamute (Grêmio); Malcom (Corinthians).

Fonte: Brasil 2016 

Comente esta notícia