Riocentro recebe bocha em evento-teste para os Jogos Paralímpicos

Notícia postada em 10/11/2015 01:19

De quinta-feira (12) até sábado (14), 22 atletas, representantes de cinco países, disputam o Torneio Internacional de Bocha.

O Pavilhão 4 do Riocentro está reservado Entre a quinta-feira (12) e o sábado (14)  para atletas de bocha que competirão em mais um evento-teste da série "Aquece Rio", voltada para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Torneio Internacional de Bocha reunirá 22 representantes do Brasil, Grã-Bretanha, Portugal, Rússia e Israel. Os Jogos Paralímpicos serão disputados entre , que serão disputados entre 7 e 18 de setembro do ano que vem.

O Comitê Rio 2016 irá aproveitar a competição para avaliar algumas situações, em especial de deslocamento de atletas. Serão analisadas a operação completa de chegada e partida de delegações, com traslados de aeroporto e hotel, e toda a parte do serviço antidoping e as ações relacionadas aos voluntários. Também haverá os testes da quadra, que é um piso flutuante com outro sintético por cima.

Os responsáveis pela bocha paralímpica no Rio 2016 trabalham em conjunto com a área funcional de acessibilidade do Comitê. Para permitir a participação de atletas com alto grau de comprometimento motor, houve uma adaptação da bocha para o programa paralímpico.

Técnico principal da equipe brasileira, Darlan Ciesielski diz que, para seu grupo, além de avaliar o desempenho esportivo na competição, o evento no Riocentro será importante para testar toda a parte logística do time do Brasil quanto à dinâmica de deslocamentos, acessibilidade e cronometragem de percursos.

Histórico 

O Brasil foi ouro na BC2 da bocha dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, com Maciel de Souza, que estará no Torneio Internacional. Este ano, nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, o Brasil foi ouro por equipes e Maciel conquistou o ouro individual, assim como José Carlos Chagas na BC1.

Fonte e foto: Brasil 2016

Comente esta notícia