Rio de Janeiro terá agenda intensa de eventos em 2015

Notícia postada em 06/01/2015 00:07

O ano de 2015 começa como a última temporada completa antes dos Jogos Rio 2016. Marcado por uma intensa agenda de eventos, a capital fluminense entrará de vez no clima dos Jogos a partir do segundo semestre, com a realização de eventos-testes.

Neste ano, terá início a venda de ingressos, haverá a conclusão das obras das primeiras instalações de competição e serão realizados mais de 20 eventos-testes, entre outros marcos ligados aos Jogos. Assim, a pouco mais de um ano e meio para a cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto de 2016, a expectativa é cada vez maior.

“2015 será um ano crucial para nós. Temos grandes desafios e entregas pela frente: os eventos-teste, a tocha, nosso programa de cultura... A contagem regressiva começa a entrar na reta final e, em pouco mais de um ano, o Rio de Janeiro e o mundo inteiro vão testemunhar Jogos excelentes e memoráveis”, afirma o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

Instalações

Com as obras a todo vapor, oito instalações estão previstas para serem concluídas neste ano, de acordo com a Prefeitura do Rio: as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, a Arena do Futuro, o Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo Olímpico do Rio, além dos prédios que darão lugar ao Centro Principal de Imprensa (MPC) e ao Centro Internacional de Transmissão (IBC).

Ingressos

Neste ano, você poderá garantir as entradas para os seus esportes Olímpicos e Paraolímpicos preferidos. Fique atento, pois em breve você poderá se cadastrar para receber informações em primeira mão.

Eventos-testes – Aquece Rio

Parte fundamental da preparação dos Jogos, os eventos-teste são uma oportunidade para o Comitê Organizador e os atletas testarem os locais de competição. Alguns desses eventos são, também, uma ótima chance para os torcedores entrarem no clima dos Jogos. Nesse quesito, 2015 promete.

Serão realizados mais de 20 eventos-teste a partir do segundo semestre, espalhados pelas quatro regiões de competição dos Jogos. Confira ocalendário dos eventos-teste.

Tocha

Você está curioso para saber como vai ser o revezamento da tocha? Em 2015, serão divulgados o design e a rota da tocha Olímpica. Terá início, ainda, o processo de escolha dos carregadores — conhecidos como torch bearers, em inglês — que participarão do revezamento.

Cultura

O Comitê Rio 2016 lançará em 2015 o seu Programa de Cultura, abrindo as portas para um grande festival no ano dos Jogos. A ideia é oferecer à população acesso a diferentes formas de expressão artística — literatura, dança, música, artes visuais, artes cênicas e cultura popular — e estimular a participação do público, que poderá enviar sugestões de projetos.

Educação

O Transforma, programa de educação Rio 2016, vai cruzar as fronteiras do estado do Rio de Janeiro em 2015 e será expandido para outras capitais do País. O programa, que promove os valores Olímpicos e Paraolímpicos, está presente hoje em 168 escolas estaduais e municipais do Rio, beneficiando 100 mil estudantes.

Licenciamento

Quem está ansioso para adquirir os produtos licenciados dos Jogos Rio 2016, como as pelúcias das mascotes, já pode comemorar. Em 2015 será inaugurada a loja online e as primeiras lojas físicas também abrirão as suas portas.

Fontes: Ministério do Esporte, com informações do Rio 2016

Comente esta notícia