Rio de Janeiro tem evento-teste com Circuito Mundial de Paratriatlo

Notícia postada em 29/07/2015 21:08

Cerca de 60 atletas terão a oportunidade de conhecer o primeiro circuito paralímpico do esporte. Detalhes do percurso e somatório de pontos no ranking definem vagas para o Rio 2016.

O paratriatlo fará parte do programa paralímpico pela primeira vez no Rio de Janeiro. No próximo sábado (1º) a capital fluminense receberá a etapa do Circuito Mundial que também será evento-teste para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Estarão na disputa cerca de 60 atletas, de mais de 15 países conhecerão o primeiro circuito paralímpico do esporte. Ao mesmo tempo, a prova vale preciosos pontos no ranking, a principal ferramenta de classificação para a competição do ano que vem.

“Serão 60 atletas nos Jogos, considerando todas as classes funcionais paralímpicas. Seis vagas serão distribuídas na grande final do Circuito Mundial, em Chicago, em setembro. O Brasil tem direito a uma vaga em cada gênero por ser sede. As outras serão definidas pelo ranking de junho de 2016. O campeão do evento-teste junta 350 pontos nessa corrida olímpica”, explicou o coordenador de Paratriatlo da Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri), Rivaldo Martins.

A prova

O percurso paralímpico é composto por 750m de natação, 20 km de ciclismo e outros 5 km de corrida. Assim como no triatlo tradicional, o tempo gasto nas transições conta no tempo total de prova, e vence quem terminar mais rápido.

Estão inscritos na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Paratriatlo:

Fernando Aranha (PT 1 M) – classe paralímpica

André Barbieri e Tiago Mattes (PT 2 M) – classe paralímpica

Roberto Carlos Silva, Jorge Luis Fonseca e Edson Dantas (PT 3 M)

Marcelo Collet (PT 4 M) – classe paralímpica

Yasmin Martins (PT 2 F) – classe paralímpica 

Tamiris Hintz (PT 4 F) – classe paralímpica

Ana Tércia Soares (PT 5 F) – classe paralímpica

* Mirian Tavares, da PT 2, está na lista de espera

Foto: Divulgação/Brasil 2016

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Esporte

Comente esta notícia