Relatora especial da ONU visitará Turquia para investigação sobre assassinato de Khashoggi

Notícia postada em 25/01/2019 17:49

A relatora especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias, Agnès Callamard, irá comandar uma investigação internacional sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que terá início com uma visita à Turquia de 28 de janeiro a 3 de fevereiro.

A investigação, montada sob a autoridade do mandato da relatora especial e a seu pedido, irá revisar e avaliar, a partir da perspectiva de direitos humanos, as circunstâncias em torno do assassinato de Khashoggi.

Callamard será acompanhada pela advogada Helena Kennedy e pelo professor Duarte Nuno Vieira, da Universidade de Coimbra.

A especialista da ONU irá avaliar os passos tomados por governos para responder ao assassinato e a natureza e extensão das responsabilidades de Estados e de indivíduos pelo assassinato.

“Esta investigação também irá buscar identificar maneiras para Estados fortalecerem cumprimento de seus compromissos internacionais para proteger o direito à vida, prevenir violações e garantir responsabilização”, disse Callamard.

Callamard irá relatar suas descobertas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU durante a sessão de junho de 2019.

Fonte: ONU/Foto - (Crédito: Project on Middle East Democracy/April Brady (CC))

Comente esta notícia