Produção de petróleo e gás atinge mais de 2,7 milhões de barris em abril

Notícia postada em 19/05/2015 23:50

A produção de petróleo e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, em abril, foi de 2, 786 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). O resultado, segundo a estatal, representa alta de 0,8% em relação ao mês anterior, quando alcançou 2,764 milhões boed. Na comparação com o mesmo mês de 2014, a elevação é 8,8%, com 2,560 milhões boed.

A maior parte do volume registrado foi produzida no Brasil (2,596 milhões boed) e também representou elevação de 0,8% em relação ao mês de março (2, 574 milhões boed). Se a parcela produzida para as empresas parceiras for levada em consideração, a produção total de óleo e gás natural operada pela Petrobras no Brasil chegou a 2,886 milhões boed, o que significa alta de 1,8% em relação a março (2,834 milhões boed).

Somente em petróleo, a produção da Petrobras no Brasil, no mês passado, atingiu 2,134 milhões de barris por dia (bpd), sendo 1,2% a mais que a produção de março. 

A companhia explicou que o crescimento ocorreu, principalmente, porque houve alta nas unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência (Floating Production Storage and Offloading, em inglês) Cidade de Mangaratiba, localizado no Campo de Sapinhoá Norte, e Cidade de Ilhabela, em Iracema Sul, na região do pré-sal da Bacia de Santos. Outro fator que contribuiu foi a menor quantidade de paradas programadas de plataformas para manutenção.

Quanto à produção própria de gás natural no Brasil, em abril, sem contar com o volume liquefeito, ficou em 73 milhões de metros cúbicos por dia. O resultado manteve o patamar do mês anterior.

Novos recordes no pré-sal

No dia 11 de abril, a Petrobras bateu dois novos recordes: a produção operada pela companhia na camada pré-sal das bacias de Santos e Campos atingiu o pico diário de 802 mil bpd, com a produção própria diária atingindo o recorde de 590 mil bpd.

Outros destaques de abril foram os recordes de produção mensal operada no pré-sal de 715 mil bpd, e de produção mensal própria no pré-sal, de 503 mil bpd.

Fonte: Petrobras com informações da Agência Brasil

Comente esta notícia