Prêmio Jabuti reconhece grandes nomes da literatura brasileira

Notícia postada em 19/11/2014 19:48

A ministra da Cultura interina, Ana Cristina Wanzeler, participou da entrega do Prêmio Jabuti, na noite dessa terça-feira (18). Em sua 56a edição, o Jabuti é considerado o maior prêmio da literatura brasileira.

Coube à ministra a entrega do Prêmio Jabuti Dourado correspondente à categoria Livro do Ano de Ficção. Ponto alto do evento, o Jabuti Dourado é conhecido pelo público somente no dia da premiação. O grande prêmio do ano foi vencido pela escritora Marina Colasanti, com o livro "Breve História de um Pequeno Amor".

Além da distinção a Marina Colasanti, houve também a premiação do Jabuti Dourado na categoria de Não-Ficção, vencido por Laurentino Gomes, com o livro "1889".

Confira a lista completa dos vencedores por categoria.

O Prêmio Jabuti

Atualmente, o Jabuti está dividido em 27 categorias contemplando todas as esferas envolvidas na criação e produção de um livro, entre elas, tradução, ilustração, capa e projeto gráfico, além das categorias tradicionais como romance, contos e crônicas, poesia, reportagem, biografia e livro infantil.

Grandes nomes da literatura brasileira já foram e continuam sendo reconhecidos pelo prêmio que serve de motivação para criadores, editores, valoriza a leitura e forma novos leitores.

Foto: Cerimônia de entrega do Prêmio Jabuti 2014 - Foto: Janine Moraes/Ministério da Cultura

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Comente esta notícia