Parlamento homenageia Hospital Universitário Getúlio Vargas por seus 50 anos

Notícia postada em 20/10/2015 17:48

Em Sessão Especial, realizada na manhã desta terça-feira (20), o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV/UFAM), foi homenageado na Assembleia Legislativa (Aleam), por seus 50 anos de fundação. O deputado Sinésio Campos (PT), autor da proposta, elogiou os atuais gestores do HUGV e relembrou o início da vida do hospital, que com apenas cinco anos de inaugurado, já era considerado um dos mais modernos da época. O HUGV foi construído no governo de Plínio Ramos Coelho, em 1965.

Comandada pelo vice-presidente Belarmino Lins (PMDB), a sessão foi marcada pela entrega de placa comemorativa e de diplomas de Honra ao Mérito aos membros e representantes do HUGV e pela exibição de um vídeo institucional que mostrou o funcionamento do hospital em cinco décadas de atuação.

Falando em nome do plenário, o deputado Vicente Lopes (PMDB) se declarou “emocionado”, por estar próximo das pessoas que fizeram parte de sua formação acadêmica e falou do seu orgulho por partilhar a mesma profissão. “Essa é uma homenagem justa a uma instituição que completa 50 anos de bons serviços prestado à população da capital e interior do Amazonas”, elogiou.

O superintendente do HUGV, Rubem da Silva Júnior, em seu discurso, fez um relato sobre a trajetória do hospital ao longo dos 50 anos. “De serviços do HUGV, derivaram-se instituições que hoje servem a sociedade amazonense. Foi o caso da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), o Instituto de Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)”.

A Mesa foi composta pelo secretário de Estado da Saúde, Pedro Elias de Souza, representando o governador José Melo (Pros); diretor-superintendente do HUGV, Rubens Alves da Silva Júnior; deputado Sinésio Campos (PT); promotora de Justiça, Cláudia Maria Raposo da Câmara; subsecretária municipal de saúde de Manaus, Lubélia Sá Freire da Silva, representando o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB); vereador Marcelo Serafim (PSB); reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em exercício, Ednaldo Narciso Lima; ex-reitor da Ufam, Marcus Barros; diretor da faculdade de Medicina da Ufam, Dirceu Benedito; e o tenente-coronel Márcio Pereira Filho, representando o Comando Militar da Amazônia.

Fonte e foto: Agência de Notiícias da Aleam

Comente esta notícia