Warning: session_start() [function.session-start]: open(/var/tmp/sessions/sess_s55b5cq7dedh33e3lrr8ujahd7, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in /var/www/html/rm3n.com.br/web/site/functions.php on line 1
Nível dos reservatórios garante energia elétrica durante todo o ano que vem

Nível dos reservatórios garante energia elétrica durante todo o ano que vem

Notícia postada em 15/05/2015 13:37

Não faltam previsões nos jornais e na boca de oposicionistas de que o País está à beira de um racionamento. Mas ao contrário do que ocorreu no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso no início dos anos 2000 – com o chamado “apagão” –, quando os brasileiros foram obrigados a racionar energia devido à falta de planejamento e de chuvas, o Brasil está seguro. Neste ano, o risco de faltar energia caiu para 2,4% nas regiões Sudeste e Centro Oeste, bem abaixo do nível de segurança que é de 5%. Manteve-se também a tendência de queda no indicador, que era de 6,1% em março e diminuiu para 4,9% em abril.

A situação é mais favorável no Nordeste, onde o risco havia sido de 1,2% nos meses março e abril. Agora, está em zero, afastando a possibilidade de racionamento. Os números foram apresentados na quarta-feira (13) durante a reunião mensal do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que reúne o Ministério de Minas e Energia e os órgãos reguladores do setor.

“Com base nas análises efetuadas, observa-se que as condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional melhoraram em relação ao mês anterior”, diz a nota do CMSE, afastando os temores de escassez na oferta de energia, por conta da irregularidade nas chuvas deste ano.
Segundo o CMSE, as chuvas tiveram uma distribuição irregular no mês de abril. Choveu acima da média no Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais (local fundamental para os reservatórios das principais hidrelétricas) e Bahia. Os volumes de chuvas ficaram abaixo da média nos estados do Sul e em grande parte das regiões Nordeste e Norte.

Investimentos

A partir de 2003, ocorreu uma aceleração nos investimentos para garantir o abastecimento de energia elétrica no Brasil. A capacidade instalada de geração saltou 67%, passando de 80,3 mil MW (megawatts) em 2001 para 133,9 mil MW no ano passado. Segundo o Ministério de Minas e Energia, entraram em operação mais 1.500 MW no primeiro trimestre de 2015.

Também houve um crescimento expressivo das linhas de transmissão, uma vez que o sistema elétrico brasileiro é interligado e com múltiplas fontes (hídrica, eólica, nuclear, térmica e biomassa). A energia produzida numa região pode ser levada a outra parte do País. De 2001 a 2014, as linhas cresceram 79%, chegando atualmente a uma extensão de 125,8 mil quilômetros.

Transparência nas contas

Outro dado positivo é que os consumidores já podem acompanhar, em suas faturas mensais, como está a situação da energia no Brasil. Foi implantado em definitivo o sistema de “Bandeira Tarifária”, que sinaliza a tendência da área de geração e mostra qual o impacto provável nas contas de pessoas comuns e das empresas.

Com informações do Portal Brasil

Comente esta notícia


Warning: Unknown: open(/var/tmp/sessions/sess_s55b5cq7dedh33e3lrr8ujahd7, O_RDWR) failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/tmp/sessions) in Unknown on line 0