MDA realiza agenda de inclusão produtiva no Amazonas

Notícia postada em 30/03/2015 18:38

Nesta segunda (30) e terça-feira (31), o secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA), Sérgio Lopes e o secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), José Humberto Oliveira, estarão no Amazonas para agendas em prol de comunidades rurais do estado. Visando o fortalecimento da produção da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável, eles participam, representando o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da inauguração de uma agroindústria e de solenidades das entregas de bibliotecas do Arcas de Letras, de títulos de terra e de equipamentos para o Território da Cidadania Rio Negro. A programação começa no fim da tarde de hoje em Maués e termina na tarde de terça (31) em Manaus.

Na segunda-feira, Patrus participa da inauguração de uma agroindústria, em Maués, que vai fazer o beneficiamento dos grãos de guaraná. Com investimento do Governo Federal superior a R$ 676 mil, a agroindústria vai permitir que produtores da região agreguem valor à produção.

Segundo o delegado do MDA no Amazonas, Arivan Reis, o investimento federal na agroindústria foi uma demanda da comunidade. “Maués é o grande produtor brasileiro de guaraná e o produto movimenta toda a economia do município. Com o debate realizado dentro do colegiado territorial ficou acordada a construção desta agroindústria. A ideia é que, ao invés de vender o grão seco, os produtores tenham condições de agregar valor à sua produção,” adianta o delegado ao salientar que a previsão é que os produtores consigam triplicar a renda.

Já na terça-feira, ainda em Maués, o ministro vai visitar a comunidade Santo Antônio do Pucu, no Rio Alto Apocuitaua, onde será realizada a entrega de 29 bibliotecas rurais do programa Arcas das Letras, e, posteriormente, inaugura nove escolas rurais construídas com recursos do Governo Federal. Na oportunidade, Patrus também assina contrato para aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, beneficiando 33 instituições do município, e segue para Manaus.

Investimento em infraestrutura territorial

Na capital do estado, na terça-feira à tarde, o ministro realiza a entrega de um conjunto de equipamentos para o Território da Cidadania Rio Negro. São quatro embarcações, uma caminhonete, um ônibus e uma retroescavadeira. A ação vai beneficiar mais de 35 mil moradores do território composto, em sua grande maioria, por indígenas dos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro.

Ainda na capital amazonense, Patrus participa do ato de entrega de títulos de regularização fundiária. São documentos emitidos pelo Incra – beneficiando assentados da reforma agrária, do Programa Terra Legal e do Governo do Estado - , e que garantem ao produtor rural, que ocupa de forma pacifica terras estaduais e federais, a titularidade sobre sua propriedade.

Serviço

Inauguração de agroindústria para o beneficiamento de guaraná

Data: 30 de março (segunda-feira)

Hora: 17h

Local: Maués (AM)

Entrega de Bibliotecas Arcas das Letras

Data: 31 de março (terça-feira)

Hora: 9h

Local: Comunidade Santo Antônio do Pacu em Maués (AM)

Entrega de títulos de regularização fundiária

Data: 31 de março (terça-feira)

Hora: 14h

Local: Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques – Arena Amazonas – Manaus (AM)

Entrega de equipamentos para Território da Cidadania Rio Negro

Data: 31 de março (terça-feira)

Hora: 15h30

Local: Porto São Raimundo – Manaus (AM)

Foto: Albino Oliveira/MDA
Fonte: Ascom/MDA - por Mateus Zimmermann

Comente esta notícia