Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris

Notícia postada em 03/10/2019 21:50

Nesta quinta (3) a Câmara Municipal de Paris concedeu a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris.

Desde que foi instaurada, em 2001, a honraria foi atribuída a 17 personalidades presas ou em perigo por suas opiniões políticas. Após Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, Lula obtém a proteção da cidade de Paris e está reconhecido como um perseguido político, vítima de um processo injusto.  Outro brasileiro que fora agraciado com a honraria fora o Cacique Raoni em 2011.

O Conseil de Paris, uma espécie de Câmara dos Vereadores da capital francesa, afirma que a luta de Lula pelos direitos humanos, a justiça social, a proteção do meio ambiente, “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”.

O Conseil considera que através da figura do ex-presidente, “todos os defensores da democracia no Brasil são atacados” e pela luta constante da cidade de Paris pelos direitos humanos, expressa seu desejo em conceder a homenagem”. O Conseil leva em consideração que Lula foi preso no momento em que era o favorito para vencer as eleições no Brasil. O documento diz ainda que o juiz que o julgou, Sérgio Moro, virou ministro da Justiça do seu candidato concorrente.

Leia o aviso a imprensa na íntegra (em Frances). 

Por Lula.com.br/Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Comente esta notícia