Linha de cosméticos a base de bambu é lançada na Expoacre

Notícia postada em 02/08/2015 15:14

Uma linha de cosméticos a base de bambu foi lançada na noite dessa sexta-feira, 31, pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) durante a maior feira de negócios do Acre, a Expoacre. A apresentação dos produtos ocorreu no estande da Funtac, localizado no galpão da indústria. O governador Tião Viana e a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida prestigiaram o evento.

Os cosméticos estão divididos em três linhas. A mais sofisticada traz os produtos dentro de uma gamela; outra linha vem numa embalagem mais simples e a terceira versão está em embalagens especialmente elaboradas para atender área hoteleira, com kits desenvolvidos com os colmos de bambu. O kit para os hotéis é composto pelo sabonete líquido, shampoo e condicionar.

A proposta é transferir o trabalho que está sendo desenvolvido para o setor produtivo do Estado para que assim, sejam abastecidos os hotéis da região.

Os produtos são desenvolvidos pelo Laboratório de Produtos Naturais e pelo setor de arquitetura da Funtac, com o apoio do gabinete da primeira-dama, Marlúcia Cândida. Para a elaboração da linha foi beneficiado o extrato do bambu tipo taboca e utilizado para a produção dos cosméticos que inclui shampoo, condicionador, tônico adstringente, hidratante, sabonete líquido e sabonete em barra 100% vegetal.

“O bambu já é muito utilizado na área de cosméticos, mas é a bambuza, que é o bambu exótico. O que a gente está usando nesta linha é a taboca” explica Silvia Basso, diretora técnica e pesquisadora da Funtac.

Essa linha de cosméticos é mais uma possibilidade de uso do bambu, faz parte do trabalho de viabilizar uma cadeia produtiva sustentável do bambu no estado. “O bambu tem várias finalidades como construção civil, como vimos essa semana com Simon Velez. Para fitocosméticos, que estamos lançando hoje e, também para a parte de móveis, de artesanatos. Os produtos que podem ser feitos com bambu, o estado esta abordando” diz Dirlei Bersch, diretora presidente da Funtac.

Foto: Arison Jardim/Secom

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Comente esta notícia