Inpa mostra contribuições para a Amazônia no Simpósio Internacional de Logística Humanitária

Notícia postada em 28/09/2017 18:26

Na palestra “A Amazônia e a sociedade brasileira”, o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, mostrará as importantes contribuições que o Instituto dá para a sociedade brasileira nestes mais de 60 anos de atuação na região

Para mostrar soluções que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e da sociedade brasileira, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) participará nesta quinta-feira (28) do Simpósio Internacional de Logística Humanitária. O evento, que acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), é promovido pelo Exército Brasileiro e faz parte de preparação do AmazonLog 2017, maior exercício multinacional entre as agências da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru.

Na palestra “A Amazônia e a sociedade brasileira”, o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, mostrará as importantes contribuições que o Instituto dá para a sociedade brasileira nestes mais de 60 anos de atuação na Amazônia. São pesquisas que contribuem para o monitoramento ambiental e climático com o projeto da maior torre de observação climática da América do Sul, a Torre Atto; e para a melhoria da qualidade de vida com o desenvolvimento do purificador de água já instalado em quase 30 comunidades ribeirinhas da região e em dois povoados da África. A palestra está programada para as 10h de quinta-feira (28).  

Durante três dias especialistas das Forças Armadas e agências dos países participantes do AmazonLog 2017 debaterão temas relacionados com a Logística Humanitária, como o apoio às comunidades e populações civis afetadas e deslocadas pelas ações do narcotráfico e do terrorismo; apoio a refugiados de países que vivem crise econômica e política; assistência humanitária nas catástrofes naturais; tecnologias sociais, dentre outros.

O AmazonLog 2017 está dividido em três atividades: Exercício de Logística Multinacional Interagências; Exposição de Materiais; e Simpósio Internacional de Logística Humanitária. É conduzido pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro (Colog) e será realizado no período de 6 a 13 de novembro, em Tabatinga, no Amazonas, na tríplice fronteira.

Em toda a região serão desenvolvidas ações conjuntas, multinacionais e interagências por tropas e agências brasileiras, colombianas, norte-americanas e peruanas. Contará ainda com a participação de militares de Nações Amigas e de empresas expositoras de novos produtos e soluções para futuras aquisições que possam melhorar as estruturas do Exército Brasileiro na Amazônia. Também estarão presentes o coronel Trualk, do Corpo de Fuzileiro Naval nos Estados Unidos; o general do Exército Peruano, Bendezu; a Ouvidoria da Infraero; e representantes dos países como Alemanha, Canadá, França, Japão, Reino Unido e Rússia.

Fonte: Ascom Inpa/Foto: Anselmo D'Affonseca

 

Comente esta notícia