Iluminação especial marca mobilização contra câncer de mama

Notícia postada em 01/10/2015 13:23

Os principais monumentos da capital da República – incluindo o Congresso Nacional – receberam na noite de quarta-feira (29) iluminação especial em homenagem ao Outubro Rosa, mês de mobilização internacional contra o câncer de mama. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama em todo o mundo e estimula a participação da população, empresas e instituições públicas.

Deputadas e senadoras participaram pela manhã do seminário “Principais Tipos de Câncer incidentes nas Mulheres”, e, no início da noite, do acendimento das luzes cor-de-rosa na fachada externa do Congresso e do ato de abertura da campanha. Representantes do governo federal e de entidades da sociedade civil se uniram às parlamentares no lançamento da mobilização.

“Que as atividades do mês de outubro se desencadeiem em novembro, dezembro, janeiro... E consigamos, cada vez mais, romper com algo que causa tanto sofrimento às mulheres do país”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF), durante o seminário, realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara e Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

Erika lembra que, em outubro, há um esforço concentrado de governos e sociedade civil para que todas as mulheres com idades entre 40 e 69 façam o exame mamográfico, além de participarem de ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama, segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (só perde para o câncer de pulmão): 60% dos casos são identificados em estágios avançados. A prevenção e o auto-exame mensal é recomendado para todas as mulheres a partir dos 20 anos.

Fonte e foto: Agência Câmara

Comente esta notícia