Governo fortalece Escola de Música para expandir ensino no Acre

Notícia postada em 04/06/2015 09:29

O fomento do ensino musical para os jovens de Rio Branco faz parte de uma iniciativa ousada do governo de Tião Viana. Nessa quarta-feira, 3, o governador se reuniu na Casa Civil com professores e alunos da Escola de Música do Acre (Emac) para avançar em ações que visam fortalecer o ensino e expandir a cultura musical no Estado.

Entre as ações, Tião Viana garantiu que mais de R$ 200 mil estão assegurados para obras de reforma da escola, além da instituição de um plano de valorização de carreira para os professores a ser elaborado com conjunto com a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).

O governador garantiu ainda tratar das renovações contratuais dos professores e avançar na promoção da cultura musical, estendendo-a para outros municípios. “A Escola de Música é uma fonte de admiração do governo. Nós acreditamos no trabalho de vocês. O que queremos é vê-los alegres, motivados e capazes de estar multiplicando toda essa ação”, afirmou Tião Viana.

O professor de bateria João Gabriel Brito contou ao governador que o investimento possibilitará que a Emac avance em reformas essenciais como a do auditório, do palco, das cercas de delimitação da unidade e de todas as salas que necessitam de pintura.

Tião Viana garantiu o início dos trabalhos já para as próximas semanas. A compra de equipamentos e instrumentos e a criação de um acervo musical também entraram em discussão visando a garantia de melhores condições aos alunos e professores.

João Gabriel Brito solicitou ainda a criação de uma coordenação pedagógica para avançar em resolutividades administrativas. “Nosso maior anseio é constituir uma coordenação que funcione como uma secretaria administrativa para atender as demandas da escola e assegurar um bom encaminhamento das atividades”, pontuou o mestre.

A Escola de Música do Acre

Inaugurada em 28 de outubro de 2010, a Escola de Música do Acre possui atualmente cerca de 60 alunos. Desse total, 20 estão concluindo a formação agora, e os 40 restantes devem formar-se dentro de um ano. A Companhia de Coro e Orquestra, que funciona dentro da instituição, reúne 43 componentes e é formada por alunos, professores e membros das comunidades e igrejas.

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Fonte: Agência Acre de Notícias

Comente esta notícia