Governo fortalece a agricultura familiar no Acre

Notícia postada em 17/03/2016 23:00

O governo do Estado realizou, na manhã desta quarta-feira, 16, no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em Rio Branco, diversas ações que fortalecem a agricultura familiar no estado. O governador Tião Viana assinou a ordem de serviço para prestação de assistência técnica rural e termos de cooperação que visam melhorar o atendimento oferecido aos agricultores familiares do Acre. Além disso, o governador fez a entrega de dois veículos para atender demandas da área de produção.

O evento reuniu representantes do Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária (Incra), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Prefeitura de Rio Branco, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre). O deputado estadual Lourival Marques e representantes dos Bancos da Amazônia e do Brasil, e Caixa econômica Federal também estiveram no ato.

Tão Viana destacou que as ações são de extrema relevância aos produtores rurais do Acre. “São mais 60 técnicos agrícolas contratados hoje, nessa parceria com o governo federal, para atender o aumento do desenvolvimento rural no estado, e a melhoria na produção. Quando eu assumi, tínhamos menos de 70 técnicos no governo. Hoje, são mais de 300. Temos uma enorme esperança na economia rural do Acre”, disse.

O secretário da Seaprof, Glenilson Figueiredo, contou que a ordem de serviço objetiva garantir a assistência técnica especializada para atendimento às comunidades desenvolvidas em planos de desenvolvimento comunitário, tendo como prioridade os projetos apoiados pelo Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (Proacre).

Os investimentos superam R$ 5 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento na aquisição dos veículos somam mais de R$ 100 mil oriundos do MDA.

“Hoje é um dia histórico para a extensão e assistência técnica rural no Acre. Esse investimento já está em conta e a empresa já está com seus funcionários contratados. Vamos capacitar, ainda, gratuitamente, 100 produtores rurais com máquinas pesadas”, contou Figueiredo.

Mais de seis mil famílias beneficiadas

Ao todo, são mais de seis mil famílias beneficiadas que estão distribuídas em 160 comunidades do estado. O termo de cooperação técnica assinado com a Fetacre visa promover ações conjuntas para a ampliação da produção agrícola desenvolvida nas penitenciárias do estado. Já a parceria com o Senar é para promover a capacitação do público atendido pela Seaprof.

“Não é fácil, em plena crise, o governo conseguir investir na produção rural. Agora, vamos avançar muito, pois mais 60 técnicos estão sendo contratados. Agradecemos ao governo por essa parceria que valoriza o trabalhador rural”, agradeceu o presidente da Fetacre, Manoel Cumaru.

O deputado Lourival Marques lembrou que todo o trabalho de ampliação da assistência técnica rural que o governo executa hoje no estado começou na primeira gestão de Tião Viana, em 2011. “O resultado, hoje, a gente vê na prática. O Complexo de Piscicultura é um exemplo disso que contou com a assistência técnica e o fomento de vocês e hoje dá bons frutos para o Acre”, pontuou o parlamentar.

Fonte: Agência Noticias do Acre - Foto: Sérgio Vale/Secom

Comente esta notícia