Governo deve lançar novo Plano Nacional de Reforma Agrária nas próximas semanas

Notícia postada em 23/06/2015 07:40

A presidenta Dilma Rousseff informou nessa segunda-feira (22), que determinou ao ministro da Agricultura Familiar, Patrus Ananias, a elaboração de um novo Plano Nacional de Reforma Agrária. O ministro também terá que apresentar ao governo, dentro de 30 dias, um projeto sobre crédito fundiário.

Patrus disse que o novo plano de reforma agrária deve ser anunciado pela presidenta “nas próximas semanas”. O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016, no Palácio do Planalto e coincide com os 45 anos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a ser comemorado no próximo dia 9 de julho.

Segundo a presidenta Dilma, a principal diretriz do novo plano é assegurar “que o acesso à terra esteja necessariamente acompanhado por políticas de apoio à produção, de comercialização e de garantia de qualidade de vida aos assentados”.

Dilma Rousseff lembrou que todas as políticas para o setor da agricultura familiar são feitas a partir de um intenso diálogo com entidades representativas do campo. “Cada aprimoramento em nossas políticas é decorrência, sempre, da relação de escuta da gente da terra e de negociações abertas e maduras”, destacou.

O ministro Patrus Ananias acrescentou que desenvolver uma nova forma de produzir é fundamental para que agricultores e agricultoras tenham acesso à terra. “Sabemos que [ter apenas] a terra não é suficiente, mas é fundamental. Para que, a partir dela, venham outras políticas publicas que viabilizem, efetivamente, a agricultura familiar”.

Fonte: Blog do Planalto

Comente esta notícia