Governadores assinam Termo de Cooperação sobre a Transoceânica

Notícia postada em 24/07/2015 23:55

Durante a 11ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal,  o governador Tião Viana assinou o Termo de Cooperação Técnica entre os Estados do Acre, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, com a finalidade de formalizar providências para a execução do projeto da Ferrovia Transoceânica.

O documento assinado entre os quatro governadores – Tião Viana, Pedro Taques (Mato Grosso), José Melo (Amazonas) e Confúcio Moura (Rondônia) – prevê a criação de um Comitê Executivo, também auxiliado por um Comitê Gestor, que deverá se reunir a cada seis meses, com reuniões a cada trimestre. O governador Confúcio Moura será o primeiro a exercer a coordenação do Executivo.

“Assinamos o documento à parte – Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso -, para que tenhamos a unidade de todos. E o ministro dos Transportes deixou claro o sentido de prioridade dele apoiando essa grande obra estratégica para o Brasil. Isso é colocar o país no grande canal econômico no século XXI, que é exatamente o Oceano Pacífico”, ressalta o governador Tião Viana.

O Comitê Executivo será dividido em quatro Câmaras Temáticas: de Meio Ambiente e Patrimônio, de Logística de Apoio, de Legislação, e de Articulação. Cada uma com suas atribuições tem como intuito dar melhor andamento a esse projeto ousado e de grande relevância para o país.

Sobre a ferrovia

A Ferrovia Transoceância, ou Transcontinental, foi planejada para ter aproximadamente 4.400 quilômetros de extensão em solo brasileiro, entre o Porto de Açu, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, e a localidade de Boqueirão da Esperança, no Acre, como parte da ligação entre os oceanos Atlântico, no Brasil, e Pacífico, no Peru.

Foto: Valdo Leão

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Comente esta notícia