Funarte inicia primeira etapa do Mapeamento da Dança

Notícia postada em 31/05/2015 08:39

A Funarte (Fundação Nacional das Artes), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) está mapeando a dança no País. A primeira etapa, que foi iniciada em 11 de maio e se estende até 11 de agosto, levantará dados quantitativos e qualitativos sobre a dança em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Goiânia.

O Mapeamento é uma pesquisa de diagnóstico que identificará, por meio do site , agentes da dança (indivíduos, grupos e instituições) que atuam nas áreas de formação e produção artística.

Além de informações cadastrais básicas, serão coletados dados quali-quantitativos desses agentes, visando a construção de um panorama da dança que abrangerá aspectos da dimensão social, econômica e artística da área. A pesquisa é realizada em parceria com nove universidades, além de vinte pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação.

Como resultados do Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal, que prevê três etapas, será gerado um banco de dados com informações que vão permitir a divulgação e uma publicação digital com um diagnóstico sobre a formação e a produção em dança nas capitais brasileiras, levando-se em consideração os multifacetados modos de organização, processos e configurações da dança no Brasil. Esses dados serão triangulados com as diretrizes e ações propostas no Plano Nacional da Dança.

Sobre o projeto

Iniciada no final de 2014, a pesquisa Mapeamento da Dança nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal é uma iniciativa que surgiu no âmbito do Colegiado Setorial de Dança (CNPC/MINC) como uma ação prioritária de diagnóstico da área. A primeira etapa do projeto se tornou realidade através de assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte), através da sua Coordenação de Dança, e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Outras informações no site www.mapeamentonacionaldadanca.com.br e/ou pelo e-mail contato@mapeamentonacionaldadanca.com.br

Fonte e Foto: MinC

Comente esta notícia