Finalistas de Engenharia apresentam cursos para os Calouros

Notícia postada em 27/04/2015 10:18

Acadêmicos de cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciaram um ciclo de palestras para apresentação de oito cursos de Engenharia desenvolvidos na unidade. As palestras são voltadas paras os calouros do Ciclo Básico de Engenharia que ao final do primeiro ano de curso terão que decidir qual área das Engenharias seguir. As apresentações são realizadas por acadêmicos finalistas de diversas áreas do curso.

"O objetivo desse ciclo de palestras é sensibilizar o aluno em relação à área de engenharia que ele deseja seguir na UEA. Durante essas palestras, os alunos poderão ter conhecimento sobre o mercado de trabalho de cada área, além de poder identificar se a demanda do seu futuro curso é pertinente para a nossa região", disse a professora de Engenharia da EST, Ingrid Figueiredo.

A professora da UEA ressalta ainda que carência de profissionais de Engenharia de Produção para atuarem no Polo Industrial de Manaus (PIM) é um ponto positivo para a escolha da graduação.

"Existe uma demanda muito grande nesse curso, principalmente no PIM. A maior inserção dos alunos de Engenharia de Produção no mercado de trabalho acontece nas indústrias instaladas na Zona Franca. A escolha por esse curso repercute na nossa sociedade. Com a formação de profissionais aqui do Amazonas, diminui o número de Engenheiros que seriam importados de outros Estados e até de outros países", ressaltou Figueiredo.

A primeira palestra foi realizada na tarde desta sexta-feira (24), no auditório da EST, por finalistas do curso de Engenharia de Produção. Os acadêmicos criaram o projeto `EngAja' que, além de realizar a apresentação do curso e das oportunidades durante a palestra, também será utilizado para a promoção de eventos do curso como a participação na Semana de Ciência e Tecnologia de 2015. Até o final do mês de junho, serão realizadas mais sete palestras, cada um de uma área diferente.

"Nós percebemos ao longo dos anos o número menor de alunos que migravam para Engenharia de Produção. O nosso foco principal é fomentar demanda do curso de engenharia de produção, além de aumentar a concorrência saudável entre os alunos. Outro fator que vai ajudar na escolha pelo curso são os altos salários", disse o formando em Engenharia de Produção, Bruno Geovani.

O calouro do curso de Engenharia, Uriel Brito, de 18 anos, estava na dúvida entre os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Produção. Após a apresentação, e apesar de não ter participado da apresentação de áreas, está decidido em seguir para o ramo da Engenharia de Produção.

"Agora tenho certeza que eu quero seguir a área de Engenharia de Produção. A apresentação dos finalistas foi essencial para eu decidir. Eu pude conhecer um pouco da realidade do curso e tirar dúvidas. Tenho certeza que fiz a escolha certa e a graduação vai me promover um futuro promissor", disse Brito.

Os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação também serão apresentados aos calouros.

Confira o calendário de palestras aqui

Foto: Joelma Sanmelo
Fonte: UEA - por Paulo Bahia

Comente esta notícia