Estudantes podem solicitar suspensão temporária do Fies

Notícia postada em 07/02/2015 18:37

Opção é válida para quem não solicitou aditamento de renovação ou suspensão de seus contratos. Prazo segue até 30 de abril

Os estudantes que não realizaram o aditamento de renovação ou suspensão de seus contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2013 e aos dois semestres de 2014, já podem  solicitar a suspensão temporária do financiamento no site do Fies, usando seu CPF e a senha cadastrada.

Esta possibilidade está aberta desde o dia 5 de fevereiro e vai até 30 de abril próximo, em razão da Portaria nº 30, de 4 de fevereiro de 2015, do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 5 de fevereiro.

O Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Podem requerer o financiamento alunos com renda familiar mensal bruta de até 20 salários mínimos.

A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após encerrar o curso. O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

As inscrições podem ser feitas no SisFies durante todo o ano. O Fies é destinado a alunos regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

Comente esta notícia