Espetáculo 'tchekhov' chega a Manaus

Notícia postada em 12/09/2015 22:43

A Ave Lola Trupe de Teatro curitibana está, a partir deste mês, em turnê pela região Norte do Brasil com apresentações em Manaus e em comunidades ribeirinhas do Amazonas, por meio do apoio da Secretaria de Estado de Cultura, com o espetáculo teatral “Tchekhov” e oficinas de teatro abertas ao público.

Trata-se de uma ficção dirigida por Ana Rosa Tezza, que reúne elementos de contos e peças do dramaturgo e médico russo Anton Tchekhov e sua participação na história do teatro ocidental, no fim do século 19. O dramaturgo inaugurou uma revolução na forma de atuar e interpretar, por meio do texto “A Gaivota”, em que cada ator cria um passado psicológico para seu personagem.

A peça atrai pelo cuidado minucioso com os detalhes e com a trilha musical, composta pelo músico francês (integrante do Théâtredu Soleil)Jean-Jacques Lemetrê e executada por Gabriel Schwartz e Mateus Ferrari.

E em Manaus será apresentada no sábado (19), às 20h, domingo (20), às 18h, e segunda-feira (21), às 20h, todos com entrada franca, no Teatro Amazonas. Após as apresentações, os artistas vão interagir com o público, falando sobre o processo de criação do espetáculo e trabalhando o conceito de “formação de plateia”.

Antes disso, a trupe realiza Oficina de Teatro gratuita e aberta ao público, nestas quinta e sexta-feira (dias 10 e 11, respectivamente), no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro (Sambódromo), das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pelo e-mail glaysoncharlescardosoferreira@gmail.com ou pelo telefone: 98412-5931.

Com reconhecimento de público e crítica, a turnê conta com o apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 e do Brasil – Fronteiras do Norte (Petrobras). O grupo de teatro recebeu ainda em 2014 o Troféu Gralha Azul, como melhor espetáculo do ano, além de melhor direção, texto adaptado, figurino e iluminação, com o espetáculo teatral “Tchekhov”.

“A trupe de teatro Ave Lola traz soma na nossa região com seu talento e, certamente, será uma experiência enriquecedora para público e participantes da oficina”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga.

Na sequência, a trupe seguirá com o premiado espetáculo de Federico García Lorca, “O Malefício da Mariposa”, por comunidades ribeirinhas do Amazonas, por meio de três apresentações nas comunidades de Tumbira e Três Unidos (Rio Negro) e São Francisco do Caribé (Rio Uatumã), atingindo três municípios do Amazonas: Manaus, Iranduba e Novo Airão.

Todas as atividades do projeto são registradas em vídeo e fotografia para realização de um documentário sobre a turnê, contemplando as imagens e riquezas culturais da região visitada.

Fonte e foto: Portal da Cultura 

Comente esta notícia