Dilma recebe Merkel no Planalto para discutir cooperação em alto nível entre Brasil e Alemanha

Notícia postada em 20/08/2015 16:38

A presidenta Dilma Rousseff recebe, nesta quinta-feira (20), a Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel, no Palácio do Planalto, em cerimônia oficial. Após a solenidade de revista da tropa, subida da rampa, execução dos hinos nacionais e apresentação das delegações, as chefes de estado participam de reunião privada. Em seguida, o encontro será ampliado.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão a revisão dos temas da ampla agenda bilateral, bem como questões regionais e globais. Serão realizadas, ainda, 24 reuniões entre ministros brasileiros e suas contrapartes alemãs. Dezessete instrumentos bilaterais serão assinados, promovendo a cooperação e o diálogo em áreas como inovação aplicada a processos produtivos, pesquisa marinha, terras raras, bioeconomia, educação, saúde e segurança alimentar e nutricional.

Serão também adotadas declaração conjunta sobre mudança do clima, tendo em vista a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-21), em dezembro próximo, em Paris, e Declaração de Intenções Conjunta no Domínio da Urbanização, com o objetivo de fortalecer a sustentabilidade ambiental dos espaços urbanos nos dois países.

A visita da chanceler Merkel ao Brasil apresenta formato inovador, na medida em que, além do encontro entre as líderes, os ministros dos dois países manterão reuniões bilaterais setoriais.

O novo mecanismo, que prevê reuniões presidenciais e ministeriais a cada dois anos, cria oportunidade para que os diversos temas da agenda bilateral e global, inclusive meio ambiente e reforma da Organização das Nações Unidas, sejam discutidos no mais alto nível.

Participam da comitiva alemã sete ministros e cinco vice-ministros alemães que marcam da primeira edição do mecanismo de Consultas de Alto Nível Brasil-Alemanha.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro comercial brasileiro no mundo. Em 2014, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a Alemanha atingiu US$ 20,4 bilhões, tendo praticamente triplicado desde 2005. Existem cerca de 1.600 empresas alemãs instaladas no território brasileiro, que constituem o maior parque industrial alemão fora da Alemanha.

A visita oficial começou nessa terça (19), com jantar de trabalho, oferecido pela presidenta, no Palácio da Alvorada.

Fonte: Blog do Planalto/ Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR

Comente esta notícia