Dia da Liberdade de Imprensa: mais igualdade de gênero e segurança no jornalismo

Notícia postada em 30/04/2015 13:52

Tendo em vista o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, neste domingo, 03 de maio, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) demanda um jornalismo que proporciones melhor informação, mais igualdade de gênero e mais segurança nos meios de comunicação na era digital. A Unesco celebrará este Dia Mundial de 2015 com uma conferência de dois dias, em Riga (Letônia), de 02 a 04 de maio, que coincidirá com a entrega do Prêmio Mundial Unesco/Guillermo Cano de Liberdade de Imprensa. Cerca de 100 países também organizarão, no dia 03 de maio, atividades relacionadas à data.

Em uma declaração pública conjunta o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, e o alto comissionado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, afirmam que: "um jornalismo de qualidade permite aos cidadãos tomarem decisões informadas sobre o desenvolvimento da sociedade; também ajuda a expor as injustiças, a corrupção e o abuso de poder […]; a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa não são um luxo que pode esperar até que se alcance o desenvolvimento sustentável – são pilares para o desfrute de todos os direitos humanos e, portanto, vitais para o bom governo e o estado de direito”.

Neste Dia Mundial da Liberdade de Imprensa serão examinados três temas: a necessidade de contar com um jornalismo de qualidade, livre e independente, algo que continua sendo uma preocupação em um cenário midiático em constante mudança devido à inovação tecnológica e comercial; e a desigualdade de gênero nos meios, que segue sendo problemática 20 anos depois da Declaração de Pequim: há ainda demasiado poucas mulheres na direção dos meios de comunicação e nos processos de tomada de decisões. Por este motivo, mais da metade dos participantes da conferência de Riga serão mulheres jornalistas ou diretoras de meios de todo o mundo.

Fonte: Adital

Comente esta notícia