Deputados estão otimistas com despoluição da Baía de Guanabara

Notícia postada em 22/05/2015 21:55

Representantes da Comissão de Esporte da Câmara visitaram nessa sexta obras de despoluição para as Olimpíadas.

Deputados da Comissão do Esporte estiveram no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, para acompanhar as iniciativas do governo do estado para despoluição da Baía de Guanabara.

A preocupação dos integrantes da subcomissão especial para a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 são as provas de vela que serão realizadas no local.

O deputado Marcelo Matos (PDT-RJ) saiu confiante da visita ao Comitê Olímpico. "Hoje está entrando uma licitação para fazer ecobarreiras nos rios que desaguam na Baixada Fluminense. A gente vê que está tendo um esforço muito grande do governo do estado e da prefeitura do Rio e a gente espera que eles consigam solucionar a tempo."

Ecobarreiras
Matos informou que os deputados puderam acompanhar um teste da água da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas, que é feito semanalmente. De acordo com Marcelo Matos, a sujeira maior é superficial. “Eles [autoridades locais] acreditam que com as ecobarreiras possam resolver boa parte do problema da polição. Nós vamos continuar acompanhando, mas não adianta julgar um trabalho que está começando. Nós esperamos que dê certo e que a prefeitura e o governo do estado consigam resolver esse problema para que possa ocorrer a competição sem problema nenhum."

As chamadas ecobarreiras são redes que ficam na foz dos rios que desaguam na Baía de Guanabara impedindo que o lixo jogado nesses rios acabe sujando a baía.

Marcelo Matos informou também que os deputados da Comissão do Esporte vão acompanhar uma competição teste na Baía de Guanabara. O evento acontecerá de 15 a 22 de agosto, um ano antes das Olimpíadas.

A licitação, entretanto, prevê que a empresa contratada pelo governo tenha seis meses para implantar as novas ecobarreiras na Baía de Guanabara.

Fonte: 'Agência Câmara Notícias'

 

 

Comente esta notícia