Curso de Produção Audiovisual faz parceria com Canal Futura para produção de documentários

Notícia postada em 30/01/2015 16:58

Amazonas

O curso de Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está em fase de finalização de parceria com o Canal Futura para a realização de documentários sobre a Região. Na quarta-feira (28), um grupo de acadêmicos e representantes de movimentos sociais locais participaram de reunião com gestores do Canal Futura.

Durante o encontro, foi discutida a iniciativa de convocar acadêmicos do curso e líderes locais para participarem do projeto "Diz Aí" produzido pelo canal. A ideia é trabalhar na produção de documentários que expressem o sentimento de jovens de diferentes níveis sociais e culturas acerca da realidade em que estão inseridos. 

O projeto surgiu em 2008 e já passou por cidades localizadas na região Norte, Nordeste e Sul. Segundo a líder do projeto "Diz Aí", Fabiana Cecy, o interesse em explorar a Amazônia é antigo. "Os jovens da Amazônia já estavam nos provocando há algum tempo e nós até já temos equipes de mobilização na região. O objetivo, agora, é selecionar 20 jovens para a produção de documentários".

As inscrições para a realização dos documentários acontecerão em março deste ano. Os interessados deverão produzir um vídeo com o título "Meu Olhar". A seleção e divulgação dos jovens acontecerão na 1ª e 2ª semana de abril de 2015. "Depois disso, nós realizaremos oficinas em Manaus e Belém para a produção dos documentários. Pelo menos oito peças serão produzidas", disse.

Fabiana também falou sobre a importância de formalizar uma parceria com a Universidade. "É importante ter parceria com uma universidade como a UEA, com recurso técnico e estrutura física. Trazer uma universidade de peso para participar conosco no projeto é essencial", afirmou.

Participantes

Segundo uma das integrantes do Fórum de Juventude Negra do Amazonas (Fojune), Adriana Melo, o projeto é importante por ser um estímulo para ações desenvolvidas pelo grupo. "A interação vai contribuir no sentido de tentar mesclar os participantes nos municípios. Em Manaus, por exemplo, podemos começar a mobilizar os jovens da própria periferia para realizar o trabalho", disse.

De acordo com o coordenador do curso de Produção Audiovisual, Abrahim Baze Jr, a troca de experiências entre jovens de municípios do Amazonas também será importante para a produção desses documentários. "Cada município no estado tem sua cultura. As fronteiras existem não só entre países, mas também entre cidades. Se formos avaliar as fronteiras entre os municípios, teremos um material lindo", afirmou o coordenador do curso.

Segundo ele, a ideia é que os alunos do curso de Produção Audiovisual atuem como mobilizadores para novos acadêmicos que tenham interesse em produzir os documentários. Uma oficina com a equipe do Canal Futura está prevista para acontecer em Manaus nos dias 21, 22, 23 e 24 de maio com os participantes selecionados.

Documentários na Amazônia

O "Diz Aí Juventude Amazônida" é a nova temporada do programa que vai envolver jovens do Amazonas e do Pará. O objetivo é retratar o que é ser jovem, o que essa juventude faz? O que move essa juventude? O que essa juventude mobiliza? No que essa juventude acredita?.

Criado em 1997, o Futura é um projeto social de comunicação, educação, de interesse público, gerado e construído por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor. Uma TV atrativa e educativa, que busca contribuir para o dia a dia das pessoas, oferecendo-lhes entretenimento e conhecimento útil para a vida.

Foto: Arquivo UEA

Fonte: UEA - Por Vanessa Brito.

Comente esta notícia