Conheça o mundo colorido da química com um experimento simples

Notícia postada em 06/04/2015 11:58

Com apenas um liquidificador, copinhos transparentes e ingredientes como repolho roxo e limão, é possível fazer um experimento químico em casa ou na escola. Acompanhe o passo-a-passo, o resultado e as explicações sobre as alterações de cores na presença de ácidos ou bases abaixo:

O que você vai precisar?

- liquidificador
- repolho roxo
- vinagre incolor
- limão
- sabão em pó
- copinhos transparentes

Modo de fazer:

1. Coloque uma folha de repolho e um litro e meio de água no liquidificador.
2. Bata bem. Atenção! As crianças devem pedir ajuda a um adulto para mexer no liquidificador.
3. O suco fica roxinho. Pode coá-lo, se quiser.
4. Despeje o suco em quatro copinhos transparentes.
5. Pingue algumas gotas de limão em um dos copos e misture. Observe a mudança de cor (O Líquido fica rosa)! Por que será que isso aconteceu?
6. Em outro copinho, misture um pouco de sabão em pó, e, no terceiro, ponha um pouco de vinagre e também misture. Observe as mudanças de cor. (O primeiro fica verde e o segundo rosa)

Por que o suco mudou de cor?

O repolho roxo - assim como muitas plantas -  possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases.

Mas o que são ácidos e bases? A ideia de ácido ou base surge quando tentamos agrupar substâncias que têm propriedades químicas parecidas. Esta tendência a se colecionar e classificar as substâncias pode ser muito útil, mas tem suas limitações. Para se dizer o que é um ácido, precisamos todos concordar em quais são as propriedades químicas que eles têm, e com o passar do tempo a ideia de ácido foi mudando e as coleções e classificações também. Nós ficaremos com uma ideia bem simples e direta que vem das nossas observações neste experimento.

Ácidos serão, no nosso caso, aquelas substâncias que se comportarem como o suco de limão quando adicionadas ao suco de repolho roxo. O suco de repolho roxo apresenta uma coloração rosada quando acrescentamos o suco de limão e o vinagre.

Para uma definição um pouco mais precisa do que são ácidos e bases, podemos dizer que são funções químicas. As substâncias da mesma categoria possuem algumas propriedades em comum. Por exemplo, o limão tem sabor azedo porque contém ácido cítrico e ácido ascórbico (a vitamina C). Já o vinagre contém ácido acético.

O índice que mede o quanto uma substância é ácida ou básica, ou ainda se ela é neutra (como a água pura), é chamado de pH. Os ácidos possuem pH com valores menores do que 7, enquanto que as báses têm valores maiores do que 7.

Os produtos de limpeza, como o sabão em pó, são em geral básicos, pois as bases ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira. Substâncias que mudam de cor com ácidos e bases, como a que está presente no repolho são chamadas de indicadores ácido-base.

Fonte: EBC

Comente esta notícia