Conab assina Protocolo de Intenções de programa de alimentos

Notícia postada em 31/07/2015 16:42

Documento fortalece Agricultura Familiar e dispõe sobre o apoio aos programas de acesso a mercados, transferência de renda e utilização de produtos locais para alimentação escolar.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou, nesta quinta-feira (30), Protocolo de Intenções com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) para promover o intercâmbio de experiências voltadas à segurança alimentar e nutricional, por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O documento foi assinado pelo presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, e pelo diretor e representante do Centro de Excelência do PMA, Daniel Balaban.

O  presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, destacou a importância do documento. "A atuação da Conab abrange um amplo segmento, dos grandes aos pequenos agricultores, por isso tem sido determinante no desenvolvimento da safra brasileira e da classe rural como um todo”, disse. 

Ações

Dentre as ações previstas, o Protocolo dispõe sobre o apoio aos programas de acesso a mercados para agricultores familiares, transferência de renda e alimentação escolar, com uso de produtos locais e com envolvimento de processos produtivos sustentáveis. Entre suas atribuições, a Conab deverá disponibilizar técnicos para formação, capacitação e treinamento dirigido a pessoas e instituições dentro e fora do Brasil. "Haverá também apoio à participação de peritos da Companhia em missões de trabalho nas áreas vinculadas ao objetivo do Protocolo", ressalta Rubens dos Santos.

O diretor do PMA, Daniel Balaban ressaltou que o modelo adotado pelo  Brasil é exemplo: "o Brasil é reconhecido pelas Nações Unidas como um exemplo a ser seguido no combate à fome. Apesar dos problemas atuais, as conquistas e o desenvolvimento nesse segmento durante os últimos anos foram expressivos".

 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Companhia Nacional de Abastecimento.

Comente esta notícia