Comitê Rio 2016 seleciona dançarinos de bailes cariocas

Notícia postada em 20/03/2016 19:41

A equipe do Comitê Rio 2016, que organiza audições para o elenco das Cerimônias dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foi ao Viaduto de Madureira para convocar dançarinos do baile charme, realizado no local desde 1990. As inscrições, feitas excepcionalmente no local, somaram cerca de cem candidatos, quase todos de bairros da Zona Norte do Rio, exibindo suas habilidades nos ritmos que animam as noites de sábado no viaduto.

Até o fim de março, as audições acontecem de quarta-feira a segunda-feira, no Instituto de Educação para Surdos (Ines), em Laranjeiras.

Líbia da Silva Corrêa, 49 anos, coordenadora de escola, chegou cedo, com a família. Ela e a sobrinha Pamela Soares de Oliveira viajaram mais de 70 quilômetros, vindas de Seropédica (RJ), para tentar uma vaga nas cerimônias (de abertura ou de encerramento) dos Jogos Rio 2016. “Dançar é muito bom. E hoje foi ainda melhor, porque perdi calorias à beça. Me empolguei, quero estar lá!!”, disse.

Outro dançarino que chegou de longe foi Robson Junior, mais conhecido como Rob, 20 anos. Toda semana ele vem de São João de Meriti (a 25 quilômetros do Rio) para o baile charme tradicional: chega em Madureira na sexta e só vai embora no domingo. Participar da audição fez daquele final de semana (5 e 6.03) algo diferente. "Foi contagiante. Minha família também gostou, por eu ter me integrado. Eles se preocupam se eu fico na rua não fazendo nada", contou.

Eliane Ribeiro do Rosário, 55 anos, que frequenta o viaduto há apenas três meses, esbanjou conhecimento das coreografias e e contou sua longa trajetória nos bailes charme. "Danço há mais de 30 anos. Comecei no Disco Voador, em Marechal Hermes, e passei pelo Mackenzie, no Méier. E agora vou para os Jogos”, disse a dançarina.

Além dos testes, a audição em Madureira contou com uma atividade extra: uma coreografia para todos os candidatos, comandada pelo professor Eduardo Gonçalves.

Ao fim do suadouro coletivo, a coreógrafa Renata Vieitas, responsável pela seleção para o elenco de cerimônias do Rio 2016, subiu ao palco e antecipou: todos naquele grupo já estavam aprovados. “Vocês dançaram muito, foram fantásticos! Juntos, vamos mostrar nas cerimônias um pouco dessas manifestações culturais que o Rio tem”, comentou Renata.

Para participar, é necessário fazer a inscrição no site www.rio2016.com/elencodecerimonias ou fazer contato pelo email elenco@cc2016.com.br ou pelo telefone (21) 2553-2016.

Fonte: Brasil 2016

Comente esta notícia