Cine Teatro Guarany recebe ‘Mostra de Cinema Europeu’

Notícia postada em 29/05/2019 19:53

Entre os dias 3 e 8 de junho, Manaus recebe pelo quinto ano consecutivo a “Mostra de Cinema Europeu”, como parte da programação da 15ª Semana da Europa, que acontece em diversas cidades brasileiras. Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o evento vai acontecer no Cine Teatro Guarany, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro. A entrada é gratuita.

Neste ano, a Mostra apresenta o tema “Futuro”, com produções de oito países. Foram selecionados oito filmes que captam um planeta em transe, seja pelos visíveis efeitos da crise ambiental ou pelas soluções tecnológicas.

A programação inicia na próxima segunda-feira (3/6), às 19h, com a comédia “Amanhecer em Kimmeria” (Chipre, 2018), dirigido por Simon Farmakas, que tem o desenrolar da história a partir de um objeto não identificado que cai dentro de uma área de controle da ONU. Após o ocorrido, um jovem fazendeiro pega o objeto e o leva à superfície, o que desencadeia uma série de eventos inacreditáveis.

Na terça-feira (4/6), será a vez de “The start-up – Dá um play no seu futuro” (Itália, 2017), também às 19h. O drama, do diretor Alessandro D’Alatri, é baseado em fatos reais e fala da história de um garoto que, na busca de realizar o sonho de se tornar um nadador de sucesso, cria um aplicativo capaz de classificar candidatos para diferentes tarefas profissionais usando um algoritmo matemático que avalia o mérito de cada um.

Já na quarta-feira (5/6), às 19h, será exibido o documentário “A construção do futuro – 100 anos da Bauhaus” (Alemanha, 2018), que relata uma história da cultura do pensamento moderno sobre o espaço, acerca da escola de arte e arquitetura Bauhaus, além de analisar como ela segue inspirando ao longo dos 100 anos. A direção é de Niels Bolbrinker e Thomas Tielsch.

Na quinta-feira (6/6), às 19h, o espaço vai receber o curta-metragem de drama e ação “O último poço” (Croácia, 2017), dirigido por Filip Filkovic, que relata uma história no ano de 2037, em que a Europa vive em crise, e o proprietário do último poço de água limpa e natural se vê forçado a tomar decisões contra sua vontade.

No mesmo dia, será apresentado, às 19h20, o drama “Os exilados românticos” (Espanha, 2015). Com direção de Jonás Trueba, o filme conta a história de três amigos que pretendem experimentar novas emoções, algo que faça se sentirem vivos. Pode ser uma tentativa de gastar os últimos momentos da juventude com certo heroísmo, ou talvez seja uma mostra da decadência do gênero masculino.

Na sexta-feira (7/6), às 19h, será apresentado o documentário “Bikes versus carros” (Suécia, 2015), no qual o ex-correspondente e colunista Fredrik Gertten, que dirige o documentário, mostra como ativistas e cidades em todo o mundo estão se movendo em direção a um novo sistema de mobilidade urbana.

Fechando a programação da Mostra, no sábado (8/6), às 16h, será exibido o documentário “O que estamos esperando?” (França, 2016), de Marie-Monique Robin. A história se passa em uma pequena cidade da Alsácia, de 2 mil habitantes, que começou o processo de transição para a era pré-petróleo, decidindo reduzir seu impacto ambiental.

No mesmo dia, às 19h, também será exibido a comédia “Liza, a Fada Raposa” (Hungria, 2015), na qual uma mulher sonha em viver um romance, porém todos os seus pretendentes morrem de forma extrema e violenta. Isso a faz pensar o pior: seria ela uma fada raposa? Um demônio da mitologia japonesa? A direção é de Károly Ujj Mészáros.

Para Suzy Osaqui, assessora de Relações Internacionais da SEC, a Mostra de Cinema Europeu visa apresentar o que há em comum entre a diversidade cultural dos países. “Pelo tema podemos perceber que o que temos em comum, dentre tantas coisas, é o interesse pelo futuro. Além disso, é importante que a gente se insira nesses projetos que apresenta trabalhos incríveis”, comentou.

Confira a programação completa:

Dia 03/06 (segunda-feira)

19h – “Amanhecer em Kimmeria” – Comédia (Chipre, 2018/100 min)

Classificação: 12 anos

Dia 04/06 (terça-feira)

19h – “The start-up – Dá play no seu futuro” – Drama/Biografia (Itália, 2017/97 min)

Classificação: 14 anos

Dia 05/06 (quarta-feira)

19h – “A construção do futuro – 100 anos da Bauhaus” – Documentário (Alemanha, 2018/95 min)

Classificação: Livre

Dia 06/06 (quinta-feira)

19h – “O último poço” – Curta-metragem de Drama-Ação (Croácia, 2017/20 min).

Classificação: 16 anos

19h20 – “Os exilados românticos” – Drama romântico (Espanha, 2015/70 min)

Classificação: 12 anos

Dia 07/06 (sexta-feira)

19h – “Bikes versus carros” – Documentário (Suécia, 2015/90 min)

Classificação: Livre

Dia 08/06 (sábado)

16h – “O que estamos esperando?” – Documentário (França, 2016/119 min)

Classificação: Livre

19h – “Liza, a Fada Raposa” – Comédia (Hungria, 2015/98 min)

Classificação: 16 anos

Serviço: Mostra de Cinema Europeu em Manaus

Datas: De 3 a 8 de junho de 2019

Local: Cine Teatro Guarany, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro

Entrada: Gratuita

Imagem: “Os exilados românticos”. Foto: Divulgação

Fonte: Portal da Cultura do Amazonas

Comente esta notícia