Cataratas do Iguaçu ganham - Espaço da Memória

Notícia postada em 06/01/2015 00:30

No dia 9 de janeiro, as Cataratas do Iguaçu (PR) vão ganhar o espaço "Memória das Cataratas" para mostrar aos visitantes e turistas, por meio de fotos e informações, a história do atrativo turístico que faz parte do Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A exposição, no Centro de Visitantes da Unidade de Conservação (UC), será permanente, aberta ao público e com acesso gratuito. A instalação tem 130 metros quadrados e proporcionará às pessoas uma viagem ao tempo.

"É a consolidação de um longo trabalho de pesquisa e, que partir de sua inauguração, será um ambiente interativo, democrático, vivo e em constante atualização da história do Parque, das Cataratas do Iguaçu e da região", destacou Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto.

O espaço conta, inicialmente, com um acervo de 1.500 fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos.

No ambiente, as pessoas poderão apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Além disso, serão exibidos documentários diariamente.

A manutenção do espaço também está aberta ao público. Quem tiver fotografias, quadros ou objetos antigos relacionados ao Parque, Cataratas do Iguaçu e região, poderá contribuir entregando esses materiais à equipe do Espaço Memória das Cataratas.

Histórico do Projeto Memórias das Cataratas
O Projeto Memória das Cataratas foi lançado, oficialmente, no dia 10 de janeiro de 2009, quando o Parque completou 70 anos.

Comunidade acadêmica e diversos historiadores já destacavam a importância desse resgate e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a implementação do espaço.

O projeto ganhou visibilidade, ao longo desses cinco anos, em feiras, espaços públicos e eventos. Segundo Pegoraro, a exposição chegou a milhares de pessoas durante o período.

"É muito gratificante tudo isso e a partir de 10 de janeiro esta memória estará acessível gratuitamente a todos os interessados", finalizou o chefe da Unidade.

Foto: Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Divulgação/Facebook ICMBio

Fonte: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Comente esta notícia