Cartilha ajuda consumidor a escolher plano de saúde

Notícia postada em 16/07/2015 08:02

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou uma cartilha para orientar os consumidores interessados em obter informações ou adquirir um plano de saúde. O material explica, de maneira clara, quais são os tipos de planos e as especificidades de cada um, ajudando a escolha do serviço mais adequado. São abordados aspectos relativos à abrangência geográfica, segmentação, cobertura e rede de prestadores, entre outros. A cartilha está disponível no portal da ANS na área de publicações.

“Entender como funcionam os planos de saúde é o primeiro passo para que o consumidor faça a escolha mais acertada em relação ao que espera e precisa desse serviço. A cartilha que estamos lançando é um material objetivo, de fácil leitura e bastante completo, abrangendo as informações mais importantes sobre o tema”, destaca o gerente-geral de Regulação da Estrutura de Produtos da ANS, Rafael Vinhas. “Com isso, estamos fortalecendo o poder de escolha do consumidor”, completa.

A cartilha explica que tipo de plano o consumidor pode escolher; onde ele pode ser atendido e por quais profissionais (área de abrangência e rede de prestadores); que tipo de atendimento é ofertado (segmentação assistencial e cobertura); quais os tipos de acomodação em caso de internação; e regras de reajuste.

O material também tem um infográfico que mostra quais as principais características dos planos de saúde individual/familiar, coletivos por adesão e coletivos empresariais quanto ao tipo de adesão, carência, rescisão, cobertura e cobrança. Dessa forma, o consumidor consegue visualizar facilmente as diferenças entre cada modalidade.

O que a cartilha tem Tipos de planos de saúde Onde ele pode ser atendido e por quais profissionais Tipo de atendimento é ofertado (cobertura) Quais os tipos de acomodação em caso de internação Regras de reajuste

 

Fonte:

Agência Nacional do Saúde Suplementar

Comente esta notícia