Brasil é destaque no 17º Congresso Meteorológico Mundial

Notícia postada em 07/06/2015 09:27

Diretor do Inmet é reeleito vice-presidente da OMM e proposta de criação do Centro Virtual de Ensino e Treinamento é aprovada.

O diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino Moura, foi reeleito, por aclamação, para o cargo de 1º vice-presidente da Organização Meteorológica Mundial (OMM), durante o 17º Congresso Meteorológico Mundial. O congresso, que começou no dia 25 de maio e termina em 12 de junho, está ocorrendo no Centro Internacional de Convenções de Genebra (Suíça).

Também foram reeleitos, para um mandato de quatro anos (2016 - 2019), David Grimes, do Canadá, presidente; Mieczyslaw S. Ostojski, da Polônia, 2º vice-presidente; e Abdalah Mokssit, do Marrocos, 3º vice-presidente. Petteri Talas, atual diretor-geral do Instituto Meteorológico da Finlândia, foi escolhido para secretário-geral da OMM, sucedendo Michel Jarraud.

Para Divino Moura, sua reeleição mostra reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos 12 anos frente a grupos de trabalho, comissões técnicas, presidência de sessões do conselho executivo da OMM e condução de projetos e programas da organização. Ele cita a proposta inovadora do Centro Virtual de Ensino e Treinamento em Meteorologia (Cvem), aprovada em plenário no dia 2 de junho pelo 17º Congresso Meteorológico Mundial.

A proposta visa a apoiar e prover ensino, educação e treinamento a estudantes provenientes de países da América do Sul e da África de língua portuguesa. Ela foi formulada inicialmente em meados de 2013, durante Reunião do Conselho Executivo da OMM e prontamente aceita e elaborada pelo GT de Ensino da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET).
 
O Inmet – vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – se propôs a manter em funcionamento, na sua sede em Brasília, a Secretaria Executiva do Cvem, bem como a elaboração e manutenção do Portal Cvem, servindo de ligação entre os interessados fora do país e as instituições brasileiras que ministram cursos de meteorologia, integrantes da rede.

Fonte: Inmet

Comente esta notícia