Bolsa Família, fortaleceu a economia dos pequenos municípios

Notícia postada em 20/10/2015 19:25

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (20) para registrar os 12 anos do Programa Bolsa Família, criado e desenvolvido nos governos do Partido dos Trabalhadores. O deputado Assis Carvalho (PT-PI) afirmou que o programa induziu uma revolução silenciosa nos pequenos e médios municípios brasileiros.

“O Bolsa Família, somado à política de valorização do salário mínimo, que teve ganho real (acima da inflação) de 72% entre 2003 e 2014, é responsável pelo fortalecimento do comércio local e da agricultura familiar. E o melhor é que o impacto econômico positivo do programa, que custa apenas 0,5% do PIB e beneficia 25% da população, é sentido por toda a sociedade brasileira”, disse.

De acordo com o deputado João Daniel (PT-SE), o ex-presidente Lula e a Presidenta Dilma “encabeçam esse grande projeto de dignidade”, reconhecido no mundo inteiro. “Este é um dos grandes programas que trouxe dignidade às pessoas do nosso País, pessoas que não tinham o que comer. É um programa muito mais amplo do que a oposição tenta simplificar, uma vez que além de atingir 14 milhões de famílias brasileiras, as suas regras têm evitado a evasão escolar e permitido a redução do trabalho infantil, mantendo 17 milhões de crianças e jovens na escola”, explicou.

Já o deputado Valmir Assunção (PT-BA) ressaltou que o Bolsa Família permitiu “uma transformação” sem precedentes no país. “O valor individual pode até parecer pouco, mas é responsável por ter tirado mais de 36 milhões de brasileiros e brasileiras da extrema pobreza e com a garantia da permanência das crianças nas escolas, uma regra inerente ao programa. Este feito mereceu reconhecimento internacional das Nações Unidas, sendo o Brasil o pioneiro em ações desta magnitude e com resultados tão expressivos”, disse.

Para o deputado Ságuas Moraes (PT-MT) o Programa Bolsa Família tem contribuído para que as crianças possam ter melhor nutrição. “Com ele, temos o menor índice de mortalidade infantil dos últimos anos”.

“O Programa Bolsa Família está permitindo ao Brasil a façanha de, pela primeira vez na história, ter uma geração de crianças e adolescentes que desconhecem a mazela secular da fome”, afirmou o deputado Zé Geraldo (PT-PA). Para o deputado Adelmo Leão (PT-MG), “este é um programa de promoção da cidadania, de dignidade humana, voltado para os mais necessitados. É de inclusão educacional, serviço de primeira qualidade “, disse.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS), o Bolsa reestruturou os direitos dos mais pobres. “Principalmente porque não é só a renda, ele está associado á superação da pobreza entre as gerações, garantindo crianças nas escolas. Tem sustentabilidade”.

Já deputada Professora Marcivania (PT-AP) lembrou que as condicionantes do programa propiciam às famílias manter filho na escola e possibilitam à criança autonomia social. “Felicidade de ver como o programa é importante. Quem tem fome tem pressa. O Bolsa Família é a porta de entrada e a porta de saída é o Pronatec”, concluiu .

Fonte: PT no Senado - por Gizele Benitz com Rádio PT

Comente esta notícia