Bi Garcia destaca a voz e afinação do cantor David Assayag

Notícia postada em 25/09/2015 09:43

“Voz privilegiada, cujo timbre é inconfundível, afinação sempre impecável”. Esse foi o tom do discurso do deputado estadual Bi Garcia (PSDB) durante entrega da medalha Ruy Araújo, ao cantor e compositor David Assayag, nessa quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Bi Garcia representou os parlamentares da Casa Legislativa na homenagem, fruto da propositura do deputado Sabá Reis (PR).

Em seu discurso, o deputado retratou o início da carreira do cantor David Assayag, que foi levantador do Boi Bumbá Garantido por 15 anos, e atualmente é levantador do Boi Caprichoso.

Confira o discurso do deputado na íntegra:

HOMENAGEM AO REI DAVID ASSAYAG

“O rio manso a murmurar,

Numa rima de sol e luar,

Lá vai Santarém, Porrotó

Luiz Gonzaga, Pamim, Zé Caiá,

Heróis do rio e do igapó,

Histórias do meu Boi-Bumbá”.

A responsabilidade de abrir esta homenagem ao cantor David Assayag é, acima de tudo, uma honra,  sobretudo pela importância deste ilustre parintinense para a cultura do Estado e de toda nossa Amazônia. Voz privilegiada, cujo timbre é inconfundível, afinação sempre impecável, David Assayag canta desde muito jovem, tendo se dedicado, inicialmente, à MPB pelos clubes e arraiais da Ilha, onde adquiriu experiência como cantor até se projetar como um dos maiores ídolos do Festival Folclórico de Parintins.

A partir de 1995, David Assayag assumiu a missão e o desafio de defender o Garantido como levantador oficial do boi da Baixa do São José e não decepcionou os grandes levantadores do passado, como o próprio Mestre Lindolfo Monte Verde, Zazá, pai do compositor Carlos Pato, do Caprichoso, e Emerson Maia. David superou todas as expectativas e tornou-se o maior levantador de toadas do Festival Folclórico de Parintins. Foram 15 anos no Garantido, até que em 2010, David Assayag transferiu-se para o Caprichoso surpreendendo os torcedores dos dois bois e provocando o acirramento da rivalidade entre vermelhos e azuis.

“É junho, é festa, é Boi-Bumbá,

Veste a fantasia de novo,

O Azul e Branco é do povo,

A poronga não pode apagar

Chegou São João, vem brincar,

Joga a rede que peixe vai dar,…”

Se por um lado desagradou os torcedores do Garantido,  David conquistou, com a força da sua arte, a simpatia e a admiração dos torcedores do Caprichoso,  onde está como levantador oficial há 6 anos e onde continua dando sua contribuição artística,  mantendo-se como um dos mais importantes ícones da música do nosso Estado e de toda a Região Norte, com projeção, inclusive,  a nível nacional e internacional, uma vez que a beleza de sua voz chega ao mundo globalizado através das transmissões do Festival Folclórico de Parintins.

“A nossa festa, nosso ritmo, nossa dança

Nossa toada, tocada e cantada de um jeito caboclo

Apaixonado, brincando de boi

Caprichoso é raiz, é folclore, tradição

É cultura popular, é a herança dos povos

É bumba-meu-boi, boi-bumbá”

Hoje temos que reconhecer que a arte e o dom de cantar que Deus deu a este grande amazônida, David Assayag, está acima de qualquer cor, paixão ou rivalidade. David Assayag, a voz é sua. O dever de homenageá-lo é de todos nós. Parabéns pelo grande artista que você é.

“Viva a cultura popular!

Viva o boi de Parintins!

Viva o folclore brasileiro!

Viva o REI DAVID ASSAYAG!”

Comente esta notícia